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Mais frutas e grãos
Crianças e adolescentes não podem trocar almoço ou jantar por lanche
Crianças não podem pular refeições e lanchar entre café da manhã e almoço e entre almoço e jantar, além de um outro lanche antes de dormir


08/01/2015  

O Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, disponibiliza uma série de dicas para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Segundo o documento, este grupo precisa fazer pequenas refeições ao longo do dia, além do café da manhã, almoço e jantar, que são as refeições principais. Isso porque, durante a fase de crescimento, o corpo precisa de mais nutrientes para se desenvolver bem.
Para fazer refeições pequenas saudáveis, a recomendação do Ministério da Saúde é incluir nos lanches diários frutas e grãos, evitar excesso de doces e salgados, refrigerantes, balas, e nunca trocar o almoço ou o jantar por um lanche.
O coordenador geral de nutrição e alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes, explica explica ser importante que a criança e o adolescente lanche entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar e mesmo antes de dormir. "No caso quando se está falando sobre as crianças em fase de crescimento é porque naturalmente aumenta a necessidade energética, dos nutrientes, e por isso precisa ter a dieta", explicou.
A aposentada de 69 anos, Maria Correntina Pereira, tem dois netos: um de 8 anos e outro de 11. Ela conta que os meninos gostam muito de verduras e frutas e sempre lancham na hora correta durante os intervalos das refeições principais do dia. "Já os meus aqui tomam café cedo, comem verdura, comem fruta, banana, maçã e são apaixonados por queijo, se alimentam bem. Durante o dia eles lancham de duas em duas horas e eles comem a quantidade certinha."
Eduardo Fernandes destaca ainda como deve ser feito cada lanche nos intervalos das refeições. "Se deve educar a criança para ela acompanhar as refeições da família, mas também ter uma regularidade na alimentação já incluindo os lanches entre as refeições. Por exemplo, entre o café da manhã e o almoço, um lanche, entre o almoço e o jantar, outro lanche, totalizando normalmente até 6 a 7 refeições", disse.
Substituir refeições saudáveis, pular as refeições ou comer muito numa única refeição prejudica a alimentação e também aumenta o risco de a criança e o adolescente engordarem e ficarem acima do peso.

 

Fonte - Portal Brasil
Foto - Secretaria de Estado da Educação (SP)/Divulgação

 
 

 

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