sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Veja dicas
Dias quentes exigem mais cuidados para conservar e manipular alimentos


20/01/2015  

Nestes dias de forte calor, os cuidados com a alimentação e principalmente com a conservação e manipulação dos alimentos devem ser redobrados. Com as altas temperaturas – beirando os 40º C nas últimas semanas em Sorocaba – os alimentos se aquecem muito mais rapidamente e sua velocidade de deterioração se acelera, o que pode ser prejudicial à saúde. Por isso, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) da Área de Vigilância em Saúde, dá dicas e orientações para evitar intoxicações e outras doenças causadas por ingestão de alimentos contaminados.
“Especialmente no calor, os cuidados com os alimentos devem ser redobrados. É preciso prestar atenção com o acondicionamento adequado, temperatura recomendada etc. O ideal é consumir os alimentos logo após o preparo para não estragarem. Se houver sobra de alimentos em alguma refeição, eles devem ser guardados sob refrigeração e totalmente reaquecidos para serem consumidos novamente”, orienta a bióloga Marilyn Castelani de Araújo, da Visa.
Marilyn explica que os principais fatores que contribuem para ocorrência de contaminações dos alimentos, implicando também perdas dos mesmos, são os seguintes: processamento térmico insuficiente, resfriamento e/ou reaquecimento inadequado, preparo de grandes volumes de alimentos e com antecedência, uso de matérias-primas contaminadas, alimentos vegetais crus mal lavados, aproveitamento de sobras, limpeza insatisfatória de equipamentos e/ou utensílios, estocagem do alimento pronto em temperatura ambiente, armazenamento inadequado (exemplo: junto com produtos de limpeza), e o manuseio.
Dicas
Juliana Dias Mome Taver, também bióloga da Visa, lembra que existem alguns cuidados indispensáveis ao escolher, adquirir ou consumir os alimentos. “Sempre verificar as condições de limpeza e organização do estabelecimento, e conferir se é licenciado pela Vigilância Sanitária. Atentar em relação à procedência dos produtos, as condições de embalagem, bem como o prazo de validade”, diz.
Juliana dá as dicas sobre o que fazer na volta do supermercado, quitanda, padaria ou mercearia, por exemplo. “Ao chegar em casa, retire das sacolas plásticas os produtos a serem armazenados e aloje adequadamente os alimentos na geladeira. Nas prateleiras superiores, os alimentos preparados e prontos para o consumo, nas prateleiras do meio coloque os produtos semiprontos, e nas prateleiras inferiores os alimentos crus. Sempre acondicionar os alimentos protegidos por sacos plásticos próprios para alimentos ou em recipientes com tampa”, explica.

 

Fonte - Silvia Arruda Sajo/Prefeitura de Sorocaba (SP)

 
 

 

 RECEITAS SIMILARES:

-->

MAIS ACESSADAS
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Faça suco de salsinha com abacaxi
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Arroz carreteiro é simples, rápido e muito gostoso
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Este feijão tropeiro é fácil de fazer e muito gostoso
Este prato delicioso é com sardinhas em lata
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Bolinhos para aproveitar as sobras de carne bovina ou frango

 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Preferência nacional
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. A data é uma homenagem ao salgadinho brasileiro que conquista o mundo. É fácil de fazer. Confira uma receita!

Negócios
Apas Show 2019 recebeu 106 mil visitantes e ficou mais internacional
Maior evento de supermercados do mundo movimentou US$ 330.546 milhões em negociações com empresas de outros países.

Do recreio para a casa
Escola de BH lança e-book com receitas servidas aos alunos
Delícias da hora do recreio da escola de Belo Horizonte podem ser saboreadas em casa e vão de bolo de cenoura até crepioca. A maioria com alimentos orgânicos.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK