sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Vida saudável
Verão combina com alimentação leve e muita hidratação
Alimentos leves, água e sucos são indicados nos dias de temperatura alta

16/01/2016  
A combinação que reúne verão e férias escolares é um convite à diversão e ao lazer. E para não perder momentos de descontração, a atenção especial à saúde é fundamental. É importante, sobretudo, hidratar-se corretamente e ficar atento à alimentação, tanto quem sai em viagem como aqueles que se divertem em parques ou mesmo em casa, alerta a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).
Os alimentos mais recomendados para o verão são aqueles mais leves e ricos em líquido, vitaminas e sais minerais, como frutas e seus sucos, verduras, legumes, cereais e grãos integrais. Embora muita gente não dê tanta atenção à primeira refeição do dia, o café da manhã é mais importante e deve ser bem equilibrada, com carboidratos (pães e cereais) proteínas (queijos, ovos, leite e iogurtes), vitaminas e sais minerais (frutas e sucos). “Devemos evitar os alimentos muito gordurosos, principalmente no período noturno”, diz o médico Danilo G. C. Figueiredo, coordenador técnico de Urgência e Emergência das unidades de Pronto-Atendimento (PA) São Guilherme e Laranjeiras da Prefeitura de Sorocaba.

Cuidado com saladas e frutas

Ele destaca ainda que é necessário tomar cuidado especial no consumo de saladas, frutas ou outros tipos de alimentos naturais, devido ao risco de contaminação por agrotóxicos, por exemplo. Frutas, legumes e verduras devem ser muito bem lavados e higienizados. Inicialmente, a dica é lavar em água corrente, para retirada de sujeiras. Depois, para eliminação de até 90% dos agrotóxicos, o recomendado é colocar os alimentos em uma solução com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água, por 20 minutos e, finalmente, para eliminação de agentes microbianos, por os alimentos em uma solução com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água, por mais 20 minutos.
Diante desse quadro, a hidratação adequada é uma das principais recomendações para todos os públicos, independente da idade. “É de grande importância para reposição dos líquidos e sais minerais que, naturalmente, perdemos em maior quantidade no verão pelas altas temperaturas e frequentes atividades físicas, principalmente por meio da transpiração e respiração”, aponta o médico Danilo 
Neste sentido, além de ingerir muita água, a dica é consumir também frutas, sucos, iogurtes, chá gelado, água de coco e isotônicos. E diante de tanta diversão e momentos de convívio social, há sempre quem abusa do consumo de bebidas alcoólicas ou mesmo que acreditam que elas, ingeridas moderadamente, contribuem para repor a perda de líquidos. Fica o alerta: “As bebidas alcoólicas não contribuem para hidratação, pois o álcool inibe o Hormônio Anti-Diurético (ADH – sigla em inglês), o que ocasiona um aumento da perda de líquidos e sais minerais através da urina”, explica o médico.

Idosos

Os idosos são quem mais costumam sofrer complicações de saúde devido às altas temperaturas, como alteração da pressão arterial, insolação e agravamento de doenças crônicas, mas, principalmente, a desidratação. Isso, porque quanto mais avançada a idade, mais comum é o fato de os idosos sentirem menos sede, o que decorre de uma alteração no hipotálamo, região do encéfalo. Ou seja, há a necessidade de que eles sejam incentivados a ingerir líquidos na quantidade adequada.
A oferta de líquidos a este público deve ocorrer ao longo do dia todo. Outras recomendações é que os idosos utilizem roupas leves e claras, permaneçam em locais com ventilação adequada e protegidos da exposição direta ao sol por longos períodos, incluir verduras na alimentação, ter uma dieta balanceada e usar protetor solar e hidratantes diariamente.

Água, sol e areia

Quem vai às praias, rios e piscinas deve tomar cuidado com eventual contato com água poluída, que normalmente contém bactérias, vírus, vermes e protozoários. Elas podem causar doenças diarreicas agudas, além de hepatites, ascaridíase, amebíase, giardíase e outras que se manifestam por náuseas vômitos, febre, diarreia e dor abdominal.
Também são comuns no verão as doenças de pele, principalmente causadas pelo contato com solo ou areia contaminada. As mais corriqueiras são as micoses de pele (Ptiríase, Tinha), Impetigo (infecção bacteriana) e Larva Migrans (bicho geográfico). Esta última é causada pelo parasita Ancylostoma, encontrado nas fezes de cães e gatos e que penetra na pele, sobretudo, dos pés e dos glúteos, causando lesões tortuosas como sulcos em baixo da pele que se parecem com um “mapa”.
Para se prevenir dessas doenças, aponta Danilo, deve-se evitar andar descalço e ter contato direto da pele com o solo contaminado e frequentado por cães e gatos. Não se deve compartilhar roupas ou toalhas e é indicado não sentar ou deitar na areia da praia, ou áreas de clubes, parques ou piscinas, sem proteção.
Nos dias de sol intenso, o protetor solar é um aliado no cuidado contra os males causados pela exposição demasiada. Esse cosmético deve ser reaplicado a cada 2 horas e sempre que a pessoa sair do mar ou piscina. “Devemos evitar a exposição solar no período entre 10h e 16h”, ressalta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, de todos os casos de câncer identificados no Brasil, cerca de 25% são de pele.
Em caso de algum sintoma de doenças ou mal estar, a orientação é evitar a automedicação e procurar por atendimento médico, inclusive em caso de gripes e resfriados, pois não há tratamento medicamentoso específico. “Portanto, proteção solar sempre, boa alimentação, bons hábitos de higiene, muita hidratação e bom verão a todos, com muita saúde”, finaliza Danilo.

Fonte - Secom Sorocaba
 
 


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Faça suco de salsinha com abacaxi
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Tecnologia agrícola
Siagro discute agricultura inteligente e tem robô inspirado na Nasa
O Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro 2014), de 18 a 20/11, em São Carlos (SP), discutiu a agricultura inteligente e tecnológica.

Nova versão
Coca-Cola estreia em garrafa de alumínio
A edição especial para o Natal da Coca-Cola traz a tradicional garrafa em alumínio, nas versões regular e zero. Elas foram criadas com estampas natalinas.

Cerveja e turismo
Lançada a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro
Foi lançada na terça-feira (18/11) a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro. O objetivo é valorizar mais este atrativo para a região serrana do Rio.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +