sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
BEBIDAS, NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> BEBIDAS, NOTÍCIAS
Faz muito bem
Três xícaras diárias de café é a dose certa para todo dia
Três xícaras diárias de café é a dose certa para todo dia


24/05/2019  
Dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café e dia 24 de maio, o Dia Nacional do Café. Que a bebida ajuda a manter a concentração e estimula o organismo a se manter ativo durante o dia a dia, todo mundo já sabe. Mas, como a cafeína influencia o coração?
De acordo com a diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), professora Nágila Damasceno, a ingestão de três xícaras de 40 ml por dia, no caso de café expresso, e três de 110 a 150 ml de café filtrado, quando não há restrição médica, não é prejudicial e pode até ser benéfica, reduzindo os níveis elevados de pressão arterial e também a mortalidade cardiovascular. O grão do café também é rico em polifenóis, compostos antioxidantes que diminuem os riscos de doenças cardíacas.
No entanto, se consumido em doses elevadas, o café pode provocar alguns efeitos adversos. "Os pacientes com alterações cardiovasculares podem apresentar aumento no nível de colesterol circulante", afirma a especialista. Além disso, outro ponto prejudicial é a insônia, que pode ser causada ou agravada em cardiopatas ou não.
É preciso dosar bem o consumo. Como um dos benefícios cardiovasculares, está a redução de radicais livres, diminuindo os danos que esses produtos podem causar à saúde cardiovascular. Porém, outro ponto que merece atenção é a combinação com o açúcar: a quantidade ideal é de, no máximo, 5 g para cada xícara de 40 ml. Mais do que isso pode ser prejudicial, como ocorre com os diabéticos, por exemplo. Uma dica é a utilização de adoçantes naturais, como os do tipo Stevia, que adoçam a bebida e não prejudicam a saúde do paciente. Degustar um bom cafezinho sem a adição do açúcar também tem crescido no dia a dia do brasileiro.
O preparo do café também deve ser revisto. Preparações fervidas e coadas nos tradicionais coadores de pano devem ser evitadas, bem como preparações não filtradas como o café expresso, pois liberam substâncias que contribuem para a elevação do colesterol. Prefira o café filtrado, pois essas substâncias (diterpenos) ficam retidas no filtro, tornando o tradicional cafezinho um hábito saudável.
Deguste seu cafezinho, mas não esqueça dos cuidados com a saúde do seu coração. (Fonte - Socesp)
 
 

 

 Receitas Similares:
xícaras   café   bebidas   notícias   diadocafé   


MAIS ACESSADAS
Faça suco de salsinha com abacaxi
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
É fácil e rápido preparar batida de morango com vinho
Veja como preparar uma deliciosa caipirinha de uva com manjericão
Faça um suco detox com folhas verdes e água de coco
Três vinhos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo
Frapê de uva com granola é uma delícia e bem fácil de preparar
Projeto na Câmara proíbe venda de bebida alcoólica em posto de combustível
Chá de amendoim com canela é ótimo e fácil de preparar
Inovação e criatividade são apostas das cervejas artesanais
Cervejas leves combinam com comidas leves
Shopping se transforma em polo da cerveja artesanal
Vinho também combina com chocolate. Veja dicas

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK