sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Aniversário
Maceió está em festa neste 5 de dezembro

05/12/2015  
Maceió faz aniversário neste 5 de dezembro. A cidade é o 16º destino mais procurado por turistas domésticos e 13º mais desejado por eles, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo (MTur). Trata-se de um destino que une beleza natural e uma diversificada gastronomia, com destaque para os frutos das águas (mar, rios e lagoas).
Pratos com peixes, crustáceos, moluscos, lagostas ficam deliciosos na rede de restaurantes da cidade. São servidos ainda carapebas, cavalas fritas, camarões, fritada de siri e o tradicional sururu de capote, além de peixada com pirão. Há ainda os pratos regionais como a carne de sol com fava ou feijão verde e os sucos de frutas típicas, entre as quais mangaba, graviola e caju.
Praias e piscinas naturais
Os corais e as piscinas naturais de Pajuçara são o cartão-postal mais conhecido da cidade. Na maré baixa, com o mar tranquilo e cristalino, os turistas podem mergulhar com peixes de várias cores e espécies. Para chegar lá, o visitante utiliza rústicas jangadas, sendo algumas delas acessíveis, adaptadas para receber e transportar pessoas com deficiência.
Praias como Pajuçara, Ponta Verde, e Cruz das Almas, que ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió, são algumas das mais visitadas. Para aproveitar a bela paisagem da região, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia do Pontal da Barra até a Jatiúca. Se o turista desejar conhecer locais mais distantes, pode optar por praias como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.
No litoral sul, as mais conhecidas são a praia do Gunga, praia do Francês e Barra de São Miguel. “Temos uma diversidade incrível de praias para atender aos mais exigentes turistas. Como alagoano, nascido em Maceió, com a infância vivida no bairro do Farol, posso afirmar que é impossível não se apaixonar pela cidade”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Os visitantes também podem conhecer a região fazendo passeios de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o Passeio das Nove Ilhas, com embarcações que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú. Dessas nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho.
A cultura maceioense é expressiva e marcante, onde nasceram artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Festas e danças como Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba fazem parte das manifestações folclóricas da região.
O principal artesanato de Maceió é o filé: uma renda feita principalmente por mulheres, com técnicas passadas de mãe para filha através das gerações. Para encontrar este e outros artesanatos locais, os turistas podem ir até o Mercado do Artesanato, a Feirinha da Pajuçara ou o Pavilhão da Pajuçara.
 
Fonte - Ministério do Turismo
 
 


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Tradicional arroz doce ganha o sabor do leite de coco
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Colorido dos fogos
Espetáculo do Réveillon no Rio deve atrair 2 milhões
Cerca de 2 milhões de pessoas deverão assistir das areias de Copacabana e pistas da av. Atlântica à tradicional queima de fogos que marcará a chegada de 2015.

Festa de aniversário
Rio Branco, capital do Acre, faz 132 anos neste domingo
O domingo (28/12) é de festa para os moradores de Rio Branco, a capital do Acre. A cidade faz 132 anos e as comemorações marcaram o mês de dezembro.

Rio e SP preferidos
Turistas elogiam o Brasil e dizem que querem voltar
Pesquisa de demanda internacional mostra que Rio de Janeiro e São Paulo lideram a lista de destinos mais visitados por estrangeiros. Gastronomia é destaque.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +