13/03/2015   A palavra pastel vem do latim "pasta", que significa "massa". Ela originou, em espanhol, o bolo, chamado de pastel, e, em português, o nosso tradicional pastel, que é a junção de duas massas em forma de "envelopes" ou "meia lua" fechados e com o recheio. Uma tradição, principalmente nas feiras livres da região Sudeste do Brasil.
A receita a seguir, é de um delicioso pastelzinho doce, recheado com banana, cortada em rodelas. É simples de preparar. Confira! 
 
Pastel de banana assado
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 
½ xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de Margarina Qualy Cremosa 
1 ovo 
4 colheres (sopa) de açúcar 
2 bananas cortadas em rodelas 
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (chá) canela em pó 
1 gema para pincelar 
Preparo
Numa tigela, misture a farinha de trigo, o leite, a margarina, o ovo e o açúcar até formar uma massa homogênea e macia. Com as mãos, molde uma bola e coloque-a sobre uma superfície lisa. 
Preaqueça o forno em temperatura média (200º C). Com ajuda de um rolo de macarrão, abra a massa e corte-a com um cortador circular (cerca de 8 cm de diâmetro). Recheie cada círculo de massa com uma rodela de banana. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre ela. Feche os pastéis pressionando com os dentes de um garfo. 
Numa assadeira, distribua os pastéis e pincele a gema. Leve para assar por 25 minutos ou até ficarem com a superfície dourada. 
Rendimento - 24 pastéis
Tempo de preparo - 70 minutos
Nível de dificuldade - Médio
Fonte - Qualy/Sadia