sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
SALGADOS, NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> SALGADOS, NOTÍCIAS
Muito bom
Quem prova acarajé feito por Angélica, em Ituaçu, não esquece
Quem prova acarajé feito por Angélica, em Ituaçu, não esquece
Angélica gosta de cozinhar (foto - Sabor da Cidade)


17/11/2021  
Quitute da culinária afro-brasileira deu o apelido de Angélica, que é a Jequinha do Acarajé, na cidade baiana portal sul da Chapada Diamantina.

Angélica Barbosa é uma dessas pessoas que falam devagar, pausadamente. É uma cozinheira de mão-cheia e bem tranquila. Já trabalhou para a versátil atriz global Débora Bloch, viveu em Guarulhos, São Paulo, e, agora, está de volta à terra natal: Ituaçu. A cidade baiana é conhecida como portal sul da Chapada Diamantina e está investindo nas suas belezas naturais para incrementar o turismo religioso e ecológico. Ituaçu tem a Gruta da Mangabeira, também chamada de "Gruta do Sagrado Coração de Jesus", com cerca de 3,5 km de extensão. Ela atrai o turismo religioso e de aventura. Na cidade há ainda outros pontos para o turismo de aventura com rapel em cachoeira e exploração de cavernas.
É em Ituaçu que Angélica ou Jequinha do Acarajé, como é conhecida, desenvolve suas habilidades culinárias. Ali ela tem seu restaurante e faz pratos tradicionais da Bahia, principalmente, o acarajé que deixa saudades nos turistas que o provam. Uma delícia, servida no prato, onde estão o bolinho de feijão fradinho, frito no azeite de dendê, o vatapá, o caruru (quiabada) e vinagrete, além de camarões secos e pimenta. Trata-se de uma refeição completa. Ela faz também o abará, que é praticamente uma outra versão do acarajé, mas embrulhado em folha de bananeira e cozido em banho-maria. 
Angélica gosta de decoração e no seu espaço é possível ver detalhes deste seu gosto. Cactos, uma pintura instagramável na parede e peças antigas como ferro de passar roupa daqueles que usavam brasas dão o toque todo especial ao local. As peças antigas estão pintadas de dourado, tudo feito por ela, exceto um bule de café verde, em uma das mesas. E todo esse cuidado Angélica leva para a culinária e faz os seus pratos com a deliciosa mistura de sabor e estética. O carro-chefe para os turistas e mesmo moradores de Ituaçu é o acarajé. A filha de Angélica vive em Guarulhos e segue a tradição da mãe. Ela faz acarajé "do mesmo jeito que o meu", diz Angélica, e comercializa em estabelecimento na estrada para Nazaré Paulista, no bairro Cidade Soberana, também em Guarulhos.

Bolinha de fogo

Originário do continente africano, possivelmente da Nigéria, acarajé é a junção de duas palavras: "akara" (bolinha de fogo) e "jé" (comer). Hoje é uma tradição da culinária baiana. 

 
 
 Veja Receitas Similares:
angélica   ituaçu   salgados   notícias   abará   acarajé   Bahia   


 


MAIS ACESSADAS
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Esta é uma deliciosa salada de berinjela assada
Veja como preparar um delicioso virado de feijão à paulista
Faça nhoque com mandioca neste dia 29. Fica delicioso
Faça esta deliciosa farofa de couve e ovos mexidos
Arroz carreteiro é simples, rápido e muito gostoso
Bolinho de ovo é saboroso e com muitas receitas
Bolinhos para aproveitar as sobras de carne bovina ou frango
Este prato delicioso é com sardinhas em lata
Risoto de alho-poró é uma delícia para almoço ou jantar
Prepare macarrão ninho recheado com molho de carne moída
Aproveite a pele do frango e faça torresmo. É fácil e rápido
Prepare este delicioso arroz com cogumelo e cebolinha

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK