sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
DOCES


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> DOCES
Sobremesa deliciosa
Petit gateau é uma delícia que pode ser feita em casa
Petit gateau é uma delícia que pode ser feita em casa
Delícioso o petit gateau do desejo (foto - Divulgação / Harald)


15/09/2020  
O nome petit gâteau é francês e significa "pequeno bolo". Uma sobremesa, servida com sorvete, que foi denominada aqui no Brasil pelo chef francês Erick Jacquin, em 1994. Na França, a versão mais parecida é a do "fondant au chocolat". O petit gateau (sem o acento é a forma mais grafada) é uma delícia internacional, sempre presente nos cardápios dos restaurantes. A receita é fácil. Esta receita é a versão petit gateau do desejo. Fica pronta em 40 minutos. Veja como preparar.



Petit gateau do desejo




Ingredientes

200 gramas de chocolate meio amargo Melken
3/4 de tablete de manteiga (150 gramas)
3 gemas
3 ovos inteiros
3/4 de xícara (chá) de açúcar refinado (165 gramas)
Meia xícara (chá) farinha de trigo (80 gramas)
6 morangos
6 bolas de sorvete de creme (600 gramas)

Preparo

Derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas ou banho-maria, mexendo de tempos em tempos.
Em outra tigela, com um fouet, misture as gemas, os ovos, o açúcar. Aos poucos, adicione o chocolate e a manteiga derretidos, mexendo sempre. Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture até obter uma massa homogênea.
Coloque a massa nas forminhas para petit gateau de 7 cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas. Caso esteja usando balança, o peso de cada porção é 130 g.
Asse a 180°C por 10 minutos em forno preaquecido, desenforme sobre um prato ainda quente e sirva com morangos e sorvete de creme.
Se não for servir todos no mesmo momento, mantenha a massa em geladeira até 24 horas. Na hora de assar, acrescente 1 minuto ao tempo de forno.

Dica - O segredo para a massa não estourar e manter o recheio cremoso é o tempo de forno. Como isso varia de acordo com o equipamento, observe a superfície do bolinho: quando estiver opaco e com aparência de assado, retire imediatamente. Se for fazer e vender, faça um teste cronometrando o tempo para manter um padrão.

Tempo de preparo - 40 minutos
Rendimento - 6 unidades de 130 gramas
Nível de dificuldade - Médio

Fonte - Harald


Caso queira fazer para vender

Asse a 180°C por 9 minutos em forno preaquecido. Espere amornar, desenforme sobre papel-manteiga e congele embalado em bandejas de isopor dentro de sacos plásticos.
Recomende ao seu cliente que descongele por 6 horas na geladeira e, antes de servir, aqueça por 10 segundos no micro-ondas em potência média (o tempo e potência podem variar de acordo com o equipamento).

 
 
 Veja Receitas Similares:
petit   gateau   doces   petitgateau   sobremesa   sorvete   


Gostou desta receita? Vote
star Votos: 6  

 


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Combinação perfeita neste pavê de frutas vermelhas
Pavê de panetone é fácil de fazer e fica saboroso
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Este pavê de chocolate é uma sobremesa especial
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Veja como preparar creme de iogurte e calda de frutas amarelas
Veja como fazer esta deliciosa charlotte de chocolate para o Natal
Doce de abóbora de coração é fácil e tem sabor da infância
Este doce de abacaxi com coco é uma delícia
Virado de banana é prático e aproveita as frutas mais maduras
Faça crepe de creme de avelãs com calda de frutas vermelhas
Veja como fazer tortinha (tartelete) de banana com creme de ricota

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK